ENGENHARIA DA QUALIDADE


Segunda a ABEPRO a área de Engenharia da Qualidade são divididas em sub-áreas como estão descritas a seguir:  Planejamento, projeto e controle de sistemas de gestão da qualidade que considerem o gerenciamento por processos, a abordagem factual para a tomada de decisão e a utilização de ferramentas da qualidade.

4.1.     Gestão de Sistemas da Qualidade

4.2.     Planejamento e Controle da Qualidade

4.3.     Normalização, Auditoria e Certificação para a Qualidade

4.4.     Organização Metrológica da Qualidade

4.5.     Confiabilidade de Processos e Produtos



Gestão da Qualidade - Fundamentos, Benefícios e Princípios

O QUE É GESTÃO DA QUALIDADE?
A NBR ISO 9000:2005 define a Gestão da Qualidade como:
"Sistema de gestão para dirigir e controlar uma organização no que diz respeito à qualidade"
Um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) é um sistema de gestão para dirigir e controlar uma organização, no que diz respeito à qualidade. Em outras palavras, é um conjunto de regras mínimas, com o objetivo de orientar cada parte da organização para que ela execute corretamente e no tempo devido, suas tarefas, em harmonia com as outras, estando todas direcionadas para o objetivo comum da organização: a satisfação do cliente.
Nesse contexto, a organização é entendida como a Superintendência de Informática (SINFO) e os clientes são os usuários de tecnologia da informação do Ministério Público de Goiás (MP-GO) que têm acesso à infraestrutura de TI.
Os clientes exigem produtos com características que satisfaçam as suas necessidades e expectativas. Essas necessidades e expectativas são expressas nas especificações de produto e são, geralmente, designadas como requisitos do cliente.

BENEFÍCIOS DE UM SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE E DA CERTIFICAÇÃO ISO9001
Um sistema de gestão da qualidade eficaz oferece muitos benefícios, mas eles somente podem ser alcançados pela organização que os reconheceu. Alguns benefícios de um SGQ eficaz são:
  • Aumento da satisfação e lealdade dos clientes, porque assegura que seus requisitos são atendidos;
  • Redução dos custos operacionais, através da diminuição dos custos da qualidade e aumento da eficiência, alcançado como resultado da prevenção intensificada versus correção;
  • Melhoria da transferência de conhecimento dentro da empresa;
  • Melhora do estado de espírito e aumento da motivação dos empregados à medida em que eles trabalham com maior eficiência;
Uma organização que certifica-se na NBR ISO 9001 se torna mais organizada e é reconhecida pela competência de seus produtos e serviços, pois atende a requisitos internacionais de qualidade.

PRINCÍPIOS DE GESTÃO DA QUALIDADE
  1. Foco no cliente
  2. Liderança
  3. Envolvimento das pessoas
  4. Abordagem de processo
  5. Abordagem sistêmica para a gestão
  6. Melhoria contínua
  7. Abordagem factual para tomada de decisão
  8. Benefícios mútuos nas relações com os fornecedores

SOBRE A ISO
A ISO (International Organization for Standardization) é a maior desenvolvedora e divulgadora de padrões internacionais do mundo. Trata-se de uma rede de institutos nacionais definidores de padrões, com um membro por país, formada por 161 países cujo secretariado, localizado em Genebra-Suíça, coordena todo o sistema de padronização e definição de normas.
A ISO é uma organização não-governamental que forma uma ponte entre os setores público e privado. Por isso, a ISO consegue estabelecer um consenso nas soluções que busquem tanto os requisitos de negócios quanto as necessidades mais amplas da sociedade.

NORMAS DA SÉRIE ISO 9000
NormaObjetivo
NBR ISO 9000:2005 - Sistemas de Gestão da Qualidade - Fundamentos e vocabulárioEstabelecer o ponto de partida para o entendimento desta série de normas e definir os termos fundamentais e definições usados
NBR ISO 9001:2008 - Sistemas de Gestão da Qualidade - RequisitosDeterminar os requisitos para a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade. Esta é a única norma certificável.
NBR ISO 9004:2000 - Sistemas de Gestão da Qualidade - Diretrizes para melhoria de desempenhoApresenta oportunidades para a melhoria contínua de um SGQ através da busca da satisfação do cliente. Esta norma encontra-se em revisão.
NBR ISO 19011:2002 - Diretrizes para Auditoria de Sistemas de Gestão da Qualidade e Sistemas de Gestão AmbientalFornece diretrizes para verificação da habilidade do SGQ em atingir objetivos definidos. Pode ser usada para auditorias internas, em fornecedores e por organismos externos.


Esta página contém informações extraídas das seguintes fontes:
- Instituto Euvaldo Lodi Curso de Interpretação da Norma NBR ISO9001:2008. Goiânia: IEL, 2007
- SEBRAE-MG Por que implantar a ISO? retirado do site http://www.sebraemg.com.br/Geral/dica_det.aspx?codDica=22&codigo=81&navegacao=Dicas/QUALIDADE__E__ISO_9000/Por+que+implantar+a+ISO? em maio de 2010.
- International Organization for Standardization About ISO retirado do site http://www.iso.org/iso/about.htmem maio de 2010.



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